1- fábricas despejam seus resíduos líquidos no terreno, permitindo que se infiltrem, e levem a poluição ao subsolo.
2-Os agricultores usam fertilizantes e agrotóxicos para que a plantação cresça bonita e forte, mas quando usam estas substâncias em excesso, uma parte poderá ser levada até o nível da água subterrânea.
OBS:quero acrescentar que e por isso que devemos lavar bem os alimentos.
Nas atividades agrícolas, pode-se evitar a poluição das águas subterrâneas, usando quantidades corretas dos agrotóxicos, guardando as embalagens vazias em locais adequados.
3-Os depósitos de lixo, podem ser fontes de poluição dos aquíferos, devido à infiltração do chorume.
OBS:Chorume é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.
4- também podemos provocar contaminação do aquífero, se jogarmos lixo em poços abandonados.
Se não queremos mais um poço devemos enchê-lo com terra limpa,para evitar que a água contaminada da superfície penetre no aquífero,contaminando-o.
Proteja as águas dos aquíferos,uma vez contaminadas e muito dificil recuperalas.
IMPORTANTE:Para evitar que o lixo contamine a água subterrânea, os encarregados da coleta devem jogá-lo em lugar especialmente preparado para isto (aterro sanitário). Estes lugares são impermeabilizados para evitar a infiltração dos líquidos poluidores (chorume), que deve ser recolhido e tratado para se tornar menos perigoso.
cada um de nós pode dar sua contribuição,para salvar essa substância química composta de hidrogênio e oxigênio,que e indispensável para a vida de todos os seres vivos.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
COMO ECONOMIZAR
• Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com o registro fechado ao se ensaboar e reduzindo o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
• No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
• Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
• Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia, o consumo cai para 2 a 3 litros.
• Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, pode gastar até 30 litros.
• Lavando a louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.
• A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.
NO JARDIM, QUINTAL E CALÇADA
· Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira
NO TRABALHO:
Procure usar sabão em pedra ao invés de detergente. Apesar de “biodegradáveis”, os detergentes são grandes poluidores da água. O fosfato presente no produto é o elemento básico para a reprodução das algas, o que eleva o consumo de oxigênio da água e provoca o aumento da mortandade de peixes. O detergente diluído na água permanece ativo durante vários dias, antes de ser degradado.
Pratique coleta seletiva. A reciclagem é uma maneira eficiente de contribuir na economia de água. Os produtos reciclados consomem menos água do que os produzidos a partir de matéria prima virgem. Além disso, a reciclagem economiza muita energia, que em grande parte é produzida em hidroelétricas, ou seja, por meio de água.
· no banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboar;
· uma lavação de automóveis, com a mangueira aberta em meia volta durante 30 minutos, consome entre 216 e 560 litros de água. Se for utilizado um balde de 10 litros para lavar e mais 3 para enxaguar, o gasto será de apenas 40 litros de água;
· evite lavar garagens, calçadas e quintais usando o jato d’água da mangueira para carregar a sujeira. Deve ser usada uma vassoura para varrer e ao final, se necessário, lavar estes ambientes;
Uma curiosidade:
Uma torneira gotejando-46 litros por dia
Assinar:
Postagens (Atom)